terça-feira, 9 de abril de 2013

Citronela

Em época de dengue quem tem citronela é rei! Apesar da brincadeira todos sabemos que a dengue é um assunto sério, porém o que poucos sabem é que existe uma maneira muito fácil, de baixo custo e super natural de espantar o mosquito da dengue e esta ameaça de sua vida de maneira definitiva...como? A citronela.

A citronela é um arbusto ornamental, diga-se de passagem muito lindo, e que possui uma particularidade muito interessante, o óleo essencial produzido por este lindo capinzinho possui a propriedade de repelente de insetos, afastando assim moscas, mosquitos e até formigas da nossa convivência!


Em paisagismo a citronela tem sido utilizada inclusive como auxiliar nos programas de Controle e Prevenção de Insetos e Pragas, obrigatórios em indústrias farmacêuticas e alimentícias, funcionando como uma especie de barreira contra o ataque de insetos.

Já o óleo extraído da planta é utilizado na indústria de repelentes, aromas e até de cosméticos e se adapta bem aos ambientes domésticos devido a sua já conhecida falta de toxicidade. No sul do Brasil utilizamos folhas de citronela ou capim limão (uma espécie de prima da citronela que possui os mesmos óleos essenciais) para deixar o sabor do nosso famoso chimarrão ainda mais agradável!



Pulverizar o óleo no ambiente como mostra a figura acima também é uma excelente alternativa de manter os mosquistinhos longae da nossa família e pode ser uma excelente arma para restaurantes e estabelecimentos comerciais que mantém de uma forma muito estilosa os insetos afastados de seus clientes!

Alguns exemplos de aplicações da citronela como repelente de insetos, como vocês podem reparar nas figuras abaixo, são produtos quase artesanais pois infelizmente a indústria ainda não se rendeu aos benefícios deste poderoso e inofensivo repelente natural!




Obrigada pela atenção e no próximo post vou dar uma dica para afastar insetos do pote de comida do seu animal de estimação utilizando óleo de citronela, é claro!

Até mais,

Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário